sexta-feira, 16 de novembro de 2007

E depois do Adeus...

"A noite era de gala. No coliseu dos Recreios cantava-se "La Traviata" de Verdi. O tenor espanhol Alfredo Kraus interpretava, mais uma vez, tinha do seu lado, não a Maria Callas de outras eras, mas uma Violetta representada por Joan Sutherland. A sala veio abaixo quando entoaram o derradeiro "Oh mio dolor!", por conta das ovações intermináveis com que o par foi brindado. Sensivelmente na mesma altura, um locutor rádio-activo dizia aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa a inócua frase "faltam cinco minutos para as 23 horas". Era dia 24 de Abril de 1974 e João Paulo Diniz acabava de entrar para a História ao emitir a primeira senha do Movimento dos Capitães. Quando acrecentou "convosco Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74 "E depois do adeus", havia já quem se preparasse para tomar de assalto o Rádio Clube Português. O levantamento militar que iria depor o governo de Marcelo Caetano estava em marcha."

in Revista Pública, pag. 26 edição 27 de Abril de 2003

Zeca Afonso - Biografia

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu em Aveiro no dia 2 de Agosto de 1929, foi um cantor e compositor português. Ele é normalmente associado a música de intervenção portuguesa, mas também trabalhou nos fados de Coimbra e na música tradicional portuguesa.
Em 1932 ele vai viver com os pais e irmãos para Angola, em 1937, José Afonso volta para Portugal e nesse mesmo ano vai para Moçambique.
Em 1940 vai para Coimbra onde começa a sua carreira.
Em 1960 é lançado o seu primeiro álbum “Baladas do Outono”, nos anos que se seguiram ele lança mais 20 álbuns, com especial relevo para “Grândola, vila morena” (1974) e “Galinhas do Mato” (1985).
No dia 23 de Fevereiro de 1987, Zeca Afonso morre em Setúbal vítima de esclerose lateral amiotrófica.
ver imagens de Zeca Afonso